Sobre a
Pedra e Arte
Conheça nossa empresa
A história da Pedra e Arte inicia nos anos 50, com a extração do basalto como complemento da renda familiar. A extração dava-se pelo modo tradiconal, oferecendo produtos básicos vindos do basalto. Em 2004 a empresa começou a buscar diferenciais competitivos para seus produtos, agregando valor na pedra, buscando métodos de aproveitar ao maximo o mineral e com isso gerar menos descarte de rejeitos. Hoje, a Pedra e Arte - Basalto de Nova Prata, propriedade dos sócios Gilmar Lovizon e Valdir Andretta, possui uma realidade diferente. Além dos tradicionais produtos oriundos do basalto, novos são criados a partir da pedra e da sobra da mesma. Sendo assim, fazem do basalto uma oferta de várias opções de uso, reduzindo quase que na totalidade a formação de passivos ambientais.
O que é basalto?
O município de Nova Prata, emancipado em 1924, está situado na Serra Gaúcha, no nordeste do Estado do Rio Grande do Sul é conhecido como a “Capital Nacional do Basalto”.
Na década de 50, os moradores da zona rural iniciaram a extração de pedra basáltica para uso na construção civil, aproveitando a potencialidade geológica desta região. Esta atividade de mineração era desenvolvida principalmente nas épocas de entre safra e tem sido ainda, em muitos casos, um importante complemento a renda familiar. O basalto, assim denominado comercialmente é, na região de Nova Prata, uma rocha pertencente à Formação geológica denominada Serra Geral, e é classificada tecnicamente em função de sua composição química e mineralógica como dacito e/ou riodacito, uma rocha da mesma “família” do basalto, porém de coloração mais clara.